quinta-feira, 8 de junho de 2023

Viagem para Alemanha - 2023

 

      Depois de 06 anos, retorno ao solo europeu. Uma viagem sempre tão desejada. Desta vez o foco foram áreas naturais, deixando um pouco de lado as atrações turísticas urbanas. Obviamente uma atenção especial às aves. Embarco dia 09/05 com chegada em Munique no dia seguinte. Sem sombra de dúvida, o primeiro passeio seria no Jardim Inglês (Englischer Garten), a maior área verde em área urbana do mundo. Com mais de 400 hectares de gramados, áreas florestais, jardins, lagos e córregos. Também uma passada rápida na Frauenkirche, para visitar a famosa “Pegada do Diabo”. No dia seguinte (12), novo passeio pelo Jardim Inglês e uma pedalada até Gröbenzell, em uma área de relevante interesse natural. Áreas florestais com manejo e belos lagos.

                                                            Frauenkirche
                                             Pegada do Diabo (Frauenkirche)

 
Jardim Inglês
Gramados não tem sua área total com grama cortada a fim garantir a preservação de insetos

       No dia 13, partimos de trem para o extremo norte da Alemanha, mais precisamente para a ilha de Sylt, com objetivo principal de buscar novas espécies de aves que não ocorrem mais ao sul da Alemanha. Lugares lindos: praia, banhados e áreas alagadas que viram lamaçais quando a maré baixa. Região de ventos fortes, porém o tempo acabou colaborando no primeiro dia de passeio. No primeiro dia de passeio (14) já foram mais de 100 km pedalados, percorrendo desde o extremo Norte até o extremo Sul da ilha. Dia 17 aproveitei para dar um pulo na Dinamarca (até a ilha de Romo), via barco até a ilha.

                                                            RantunBenken
                                                              Casa típica


      Dia 18 fomos até a cidade de Lübeck. Uma cidade maravilhosa, com uma arquitetura que nos chama muito a atenção. 



      Dia 20 retornamos a Munique para estar no dia 21 para o tão aguardado show do Roger Waters, no Olympihalle.






       Dia 22, pedalo até Landshut, passando por Freising. Praticamente todo o caminho beirando o Rio Isar.

      Dia 23 uma passagem pelo maior cemitério arborizado (Waldfriedhof) de Munique. Também nesse dia conheci a escolinha da sobrinha Emília e a horta que minha irmã cultiva.

       Dia seguinte um belo passeio pelos bosques do Palácio de Nymphenburg e no dia 25 uma pedalada até o Speichersee Ismaning. Uma barragem para armazenamento de água, repleta de aves aquáticas.



                                                               Speichersee

      Dia 26 inicio o caminho, via trem, até a região da Floresta Negra (Schwarzwalt) dando a primeira parada na cidade de Ulm. Belíssima cidade nas margens do Rio Danúbio, onde se encontra a igreja mais alta do mundo, com mais de 160 metros de altura. Também a cidade onde nasceu o físico Albert Einstein. Depois sigo até a cidade de Dietersweiler, onde ficamos hospedados nos pais da amiga Mareike Paulus, uma família sensacional. Muito acolhedora e divertida. Nos próximos dois dias fizemos trilhas em meio a maravilhosa Floresta Negra. Retornamos a Munique no dia 29, onde a tardinha ainda deu pra assistir o show da Stella Sommer no Olympiapark.

                                                                    Ulm

   







                                                                    Abrigo para insetos

     Dia 30 ainda deu um tempinho para passear pelo Jardim Inglês no centro de Munique. A tarde me preparo para voltar. Ops, deu erro... Chegando no aeroporto não conseguia acesso aos terminais de segurança e depois de muito tempo descobrimos que a passagem era para o dia seguinte. Eita falta de atenção... Menos mal, assim tive mais um dia na cidade. Erro que teve que ser comemorado em algum Biergarden do Jardim inglês com os familiares. Corretamente, no dia seguinte embarco de volta ao Brasil.

      Enfim, uma viagem super proveitosa. Mais de 700 km pedalados, quase 50 espécies de aves novas (entre elas, duas muito desejadas, o cuco e o kiebitz), pra mim, fotografadas e a alegria de ter conhecido lugares maravilhosos. Um agradecimento especial às minhas irmãs, Carla e Caroline, meu cunhado Hauke e à amiga Mareike e seus pais.

 





7 comentários:

Carlos AUGUSTO Wolff disse...

Parabéns pela viagem.

Carlos AUGUSTO Wolff disse...

Que belo roteiro. Que país interessante.

Pedro Sessegolo disse...

Mas tche, errar o dia da volta...kkkkk
.....beleza, quando ou onde vai postar as fotos dos passaros?

Anônimo disse...

Muito bacana 👏🏼👏🏼

Anônimo disse...

Show de bola! Parabéns!

Daniel Kemmerich disse...

Bah, nem sabia que tu tinha um blog tchê ahuehae achei agora quando fui olhar tuas fotos do Rio de Janeiro (41 lifers, que tal?! nem no inicio consegui uma marca dessas hauehae e ainda nem terminou a viagem) e encontrei o link moquiado na descrição do teu perfil. Parabéns, ta bem bacana. Agora ta adicionado na minha barra de favoritos!

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Belas fotos Carlos.
Muito lindo o lugar.