sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

38º Romaria da Terra

No dia 17 de fevereiro realizou-se mais uma edição da Romaria da Terra. Essa romaria ocorre todos os anos, sempre na mesma data em que se festeja o Carnaval. Neste ano ocorreu a 38º edição do evento. O tema deste ano foi: SUCESSÃO FAMILIAR, POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE SOCIAL, baseado em Gênesis 12,7 (Eu darei a terra à sua descendência).
Nos dias 15 e 16 acontecia o 10º Acampamento da Juventude. Durante esses dois dias ocorreram debates, apresentações culturais e oficinas práticas com assuntos relacionados à sustentabilidade e sucessão familiar. Participaram do acampamento cerca de 500 jovens, oriundos de diversas partes do Rio Grande do Sul e também do estado de Santa Catarina.
No dia 17, pela manhã em torno das 08:00, em frente a Igreja Matriz Sagrada Família aconteceu a recepção dos romeiros. No local usaram a palavra o prefeito de David Canabarro e o prefeito de Muliterno. Também eram entoados hinos de romarias e canções religiosas. Depois realizou-se uma caminhada de 2 quilômetros até o Módulo Esportivo. Durante a caminhada houve 3 paradas temáticas, realizadas pela Emater, Cáritas e outra por assentados do MST. Após a chegada ao local da romaria ocorreu a celebração da missa. Vários bispos e padres se fizeram presentes, inclusive o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Deputados federais e estaduais, sindicalistas, religiosos, políticos, agricultores, indígenas, quilombolas estavam entre o público participante.
Na romaria também acontecia a Mostra de Ações Sociais e Solidárias, onde o público pode conferir e adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, de produção ecológica, artesanato, entre outros.
No período da tarde houveram diversas apresentações musicais, discursos de entidades organizadoras e participantes, lideranças de quilombolas e indígenas, e no final a anunciação da diocese que deverá sediar o evento em 2016, ficando para a Diocese de Bagé este compromisso.
A 38º Romaria da Terra foi organizada pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), Arquidiocese de Passo Fundo e pela CNBB Sul 3. A estimativa é de que 12 mil pessoas participaram da romaria.



Nenhum comentário: