Neste feriado (05 a 07/09) estive visitando o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas (RS) em um evento de observação de aves, organizado pelo grupo Avemissões. A expedição foi guiada pelo organizador do grupo e ex-gestor do parque, Dante Meller. Árvores majestosas, sinfonia de aves no interior da mata, nada mais agradável à alma humana. Além de inúmeras espécies registradas, conseguimos fazer dois flagrantes de arena de pavós (Pyroderus scutatus). Momento esse em que os machos se exibem para conquistarem uma fêmea.
Claro que a natureza iria nos reservar uma divina surpresa. Conseguimos registrar o uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda), o primeiro registro da espécie para o Rio Grande do Sul. Graças aos ouvidos afiados do mestre Dante Meller.
Registramos também pegadas de onça-pintada nas beira do Rio Uruguai. Todas essas maravilhas presentes na floresta do Salto do Yucumã, devem ser consideradas, antes do interesse econômico de grandes empresas. A construção das barragens de Garabi e Panambi, trariam efeitos prejudiciais irrecuperáveis ao parque. Hoje é o que resta ao RS, 17 mil hectares de florestas que sobreviveram à ação predatória do homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário