domingo, 3 de janeiro de 2016

Virada na FLONA - São Chico

     Este ano resolvi passar a virada do ano de forma diferente. Em meio a natureza e longe dos malditos e barulhentos fogos de artifício. O destino: a Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula, unidade de conservação de uso sustentável federal. A área possui em torno de 1.600 hectares entre mata nativa, plantios de araucária e pinus.
    A instabilidade, variação entre raras aberturas de sol e constantes chuviscos, não deixava muita confiança quanto a saída ser proveitosa. Engano meu... Na estrada de acesso a Flona um registro de espécie ameaçada de extinção, o caboclinho-de-barriga-preta. A névoa branca deixava pouca visibilidade na sede da Flona e a última noite de 2015 foi fechada e com chuvisqueiros. 
      Ao acordar, às 06hs do dia 01/01/16, fui agraciado com a visita de um simpático tatu-galinha, que buscava alimento na frente da cabana.

Tatu-galinha

      O dia iniciou-se sem chuviscos e resolvi percorrer algumas trilhas da floresta. Segui pela trilha da Cascata da Usina com algumas aberturas de sol alguém já botou as caras para se aquecer. 

Até o momento não cosegui identificar a espécie desta serpente

Cascata da Usina

      Com o aparecer raro do sol, as espécies de aves foram aparecendo. Junto com elas uma surpresa ao chegar em um entrocamento de trilhas, quando retornava a sede, um veado-virá. Com este avistamento já estava considerada paga a viagem até aí. 

Veado-virá

Maria-preta-do-bico-azulado (fêmea)

            No período da tarde desci em direção a Cascata Bolo de Noiva. Algo me aguardava logo adiante. Um casal de bugio-ruivo. Para meu espanto, devido a ausência de luz solar, apenas em casa, passando as fotos para o computador observei o filhote junto a mãe.


Bugio-ruivo

      Ao observar aves em um pequeno banhado ao lado da trilha da cascata, algo grita no meio dos pinheirais. Logo pensei em um gavião, mas qual? Ao passar os olhos pelos galhos das araucárias, logo o avistei. Belíssimo gavião-bombachinha-grande.

Gavião-bombachinha-grande

      
Arroio da Cascata Bolo de Noiva

      Enfim, sempre é prazeroza uma visita a Flona. Algo novo e surpreendente sempre surge. Foram cerca de 90 espécies de aves registradas. Mais de 60 espécies dentro da área da Flona, o restante nos campos que beiram o acesso ao local, Um número até razoável, considerando as condições climáticas. Um muito obrigado especial a gestão da Unidade que nos oportuniza essas visitas, também aos vigilantes sempre prestativos conosco.

Nenhum comentário: